Trabalhar com músicas da MPB em sala de aula é sempre uma forma de mostrar para os alunos que existem outros meios de se trocar informações, além dos conteúdos abordados nos livros didáticos.
As músicas populares servem para ampliar o repertório de jovens e crianças, acrescentar-lhes um vocabulário mais amplo, estimular a reflexão dos assuntos e criar um lado crítico sobre determinados temas.
Para isso, é importante que os professores selecionem músicas que estejam próximas do contexto dos alunos ou dos conteúdos abordados nas várias disciplinas.
Para os adolescentes o melhor são rap, samba ou os clássicos populares, como Tom Jobim, Elis Regina, João Gilberto, Caetano Veloso, Dorival Caymmi, dentre outros.
Na primeira etapa do projeto, é importante que os alunos tenham contato com as músicas e que façam uma seleção de cinco delas, onde estudarão a fundo a sua poesia, sua letra.
As discussões acerca das mesmas devem fazer parte da rotina da sala de aula, além das cópias das letras, para que aprendam as mesmas.
Os pais devem ser informados do projeto e a escola deve passar um bilhete para que os alunos escolham cinco músicas de sua preferência, desde que façam parte da MPB. Dessas, será feita uma seleção das três ou cinco mais votadas, para ampliar os estudos da turma.
Bem diz o ditado que quem canta seus males espanta, com o desenvolvimento do projeto, os alunos tornam-se engajados, envolvidos e participativos. Fazem as pesquisas propostas, levam materiais para a sala de aula, tornando o ambiente favorável para o aprendizado.
Após o estudo das letras selecionadas, é necessário muito ensaio e, se possível, contar com a ajuda dos profissionais de música que atuam na escola, a fim de ensaiar os alunos para a notável apresentação.
A avaliação poderá ser feita tanto de forma individual como
http://educador.brasilescola.com
adaptado do texto de:
Jussara de Barros
Graduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola
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