segunda-feira, 6 de abril de 2009

Filosofia_Trabalhando a música em sala de aula


Vamos Falar de Gentileza?

Este é o Profeta Gentileza, seu lema era: "Gentileza gera gentileza"Foi um homem que abandou a família e o trabalho para cumprir o que achava ser sua missão: Pregar o amor e a gentileza entre os homens.Como autêntica fênix que renasce das cinzas, Gentileza começou seus dias como um profeta urbano depois de um grande incêndio em um circo onde morreram 500 pessoas. O valor fundamental deste homem que ressurge é a gentileza. É ela que irá calçar nossas relações...


O profeta tocou o coração de muitas pessoas, foi feito um filme, foi escrito livros e Marisa Monte fez uma música sobre ele.

Gentileza

Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca


Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta


Esse é um assunto que deveríamos aprender enquanto pequeninos e praticá-lo, porém, poucos de nós, seres racionais e apressados, esquecemos de fazê-lo.Eu imagino que se cada um de nós puséssemos em prática pequenos atos simples, que não nos tomam mais que segundos e sequer nos fazem gastar dinheiros seria mais terna a vida. Mas, que gestos são esses?Isso existe, fazer algo sem gastar tempo e dinheiro?
Claro que sim... um bom dia, obrigado, por favor, não há de quê... ou sem palavras, só gestos... um acenar de mãos, um sorriso...
Nada disso é impossível, mas nós, sempre correndo, sempre apressados, não sei ao certo para chegarmos onde... afinal o dia continua a ter as mesmas 24 horas de sempre, e a cada dia fazemos menos coisas por nós e mais mecanizados que nunca parece que perdemos o sorriso espontâneo...
Tomara que não.

A tarefa de hoje é pesquisar na Internet sobre o Profeta Gentileza, contar como foi a vida dele, o que ele pregava em seus escritos, encontrar imagens dele e das suas pinturas e também um texto sobre o que você pensa sobre as palavras do profeta.

http://meacharam.blogspot.com/2006_10_01_archive.html

Gentileza distribuiu palavras de gentileza, amor, beleza e bondade pela cidade. Marisa Monte, ao compor e cantar Gentileza, amplia a voz do poeta que espalhou poesia pelas ruas do Rio de Janeiro, inscrevendo seus versos em paredes e pilastras, feito um profeta.

O que pode nos dizer esta música? O que diz a cada um de nós? Qual o significado de apresentá-la aqui? Tem sentido?


Dividir a Turma 1001 e 1002 em dupla para que escrevam o que cada verso significa de acordo com o Gentileza:

Apagaram tudo pintaram tudo de cinza... Onde foi isso?

Só ficou no muro tristeza e tinta fresca...

É mais inteligente o livro ou a sabedoria?

É mais significativo o conteúdo ou a imaginação que envolve o processo de conhecimento? “A imaginação é mais importante que o conhecimento, pois o conhecimento é limitado, enquanto a imaginação pode abranger tudo o que existe no mundo, incentiva o progresso, é fonte de evolução e, no sentido estrito, é fator real de investigação científica.”(Einstein apud Garcia, 2000:12).

O mundo é uma escola a vida é o circo... Educação, vida, circo, espetáculo:

o que apresentaremos? O que vamos encenar, que papéis vamos interpretar?

Amor palavra que liberta já dizia o profeta...

Palavras de amor! Amor, palavra que liberta... Há muita força nas palavras, é verdade, pois “Não são palavras o que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou más, importantes ou triviais, agradáveis ou desagradáveis, etc.”, nos diz Bakhtin (1992). E continua: “(...) a palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial”. Não existem palavras vazias!




Nenhum comentário:

Postar um comentário