terça-feira, 20 de outubro de 2009

Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global

Perguntas e respostas sobre aquecimento global

Você certamente já ouviu falar em aquecimento global, mas será que sabe o que isso significa de verdade? Confira as perguntas e respostas abaixo e tire as suas dúvidas!

O que é aquecimento global?

O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.

O que é efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido e torna possível a vida na Terra. O problema é que, ao lançar muitos gases de efeito estufa na atmosfera, o planeta se torna cada vez mais quente, podendo levar à extinção da vida na Terra.

Quais os efeitos do aquecimento global?

São vários, e alguns já podem ser sentidos, como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento de 0,8°C na temperatura média do planeta desde a Revolução Industrial. Acima de 2°C, efeitos potencialmente catastróficos podem acontecer. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas.

Como o desmatamento influencia na mudança do clima?

Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico (CO2) contido na fumaça oriunda desse incêndio sobe para a atmosfera e se acumula a outros gases aumentando o efeito estufa. No Brasil, 75% das emissões são provenientes do desmatamento.

Quais as soluções para combater o aumento do efeito estufa?

Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis não-convencionais, eficiência energética, reciclagem de materiais e melhorar o transporte público são algumas das possibilidades.

O que são energias renováveis não-convencionais?

São energias que não vêm de combustíveis fósseis (como petróleo e gás natural) e também não inclui a hidroeletricidade. As energias renováveis não-convencionais mais conhecidas são a solar, onde se aproveita a luz e o calor do sol para gerar energia, a biomassa, oriunda mais comumente do bagaço da cana-de-açúcar, e a eólica, dos ventos.

Fonte: WWF

Derretimento de Geleira

Aquecimento Global: Uma Mensagem à Humanidade

Degelo

Aquecimento Global